O bem-estar da sociedade

O valor que é arrecadado com nossos impostos é realmente bem investido para retornar a sociedade? Veja como isso acontece.

Topo Moore

O bem-estar da sociedade

Leia a matéria deste link, antes de continuar no post: Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos

Essa notícia, sobre a má aplicação do valor arrecadado com impostos, não deve abalar ninguém que a lê. Afinal, são tantos anos que vemos essa forma de governo que já nos acostumamos a pagar dobrado por tudo o que é essencial e já deveria estar coberto – em grande parte – pelo Estado.

É assim com a Saúde, que devemos ter um plano privado se quisermos ter garantia de atendimento mais adequado do que é oferecido pelo Estado.

É assim com a Educação, pela qual devemos escolher escolas particulares, ou pagar professores particulares, para dar suplementação à nossa educação e aos nossos filhos.

É assim com a Segurança, que requer que tenhamos uma série de formas próprias para nos garantir contra os riscos que há na convivência em sociedade.

É assim com Transportes, que obriga ao trabalhador uma infindável série de peripécias para, após um bom número de horas de seu dia, poder chegar ao local de seu trabalho ou dele voltar até sua casa.

Essa questão do bem estar da sociedade é de grande importância para todos. Nós cidadãos e, claro, ao próprio Estado, caso deseje manter um crescimento sustentável.

O Brasil é o último colocado em termos de retorno que oferece ao cidadão em troca de todo tributo que arrecada. É preciso que haja consciência de cada um de nós sobre a grande importância disso para a nossa vida.

E não adianta dizer que não se interessa pelo assunto por ter sua situação financeira equilibrada e “não ter disposição para ligar-se a problemas dos políticos e das empresas“.

O caso é gravíssimo e requer a atenção de todos sobre ele!

Faça uma reflexão sobre o artigo… e coloque sua opinião, seu comentário ou qualquer outra manifestação que possa ligar-se a alguma atitude efetiva e objetiva para mudar para melhor a situação em que nos encontramos.

Algumas atitudes possíveis:

  • Exigir nota fiscal de todas as compras que realiza;
  • Conhecer o tributo que está sendo pago em cada uma das compras ou gastos que é realizado;
  • Num país como o nosso, todos pagam impostos. E pagam muito!
  • Acorde e desperte outras pessoas que você conhece…

Nossos filhos e netos merecem um país e um futuro melhor do que este que lhes estamos reservando por nossa inércia.

*Esse post teve a colaboração de Antonio Carlos Pedroso Siqueira,  Diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores.

Moore Brasil

Deixe seu Comentário