O objetivo é iluminar estratégias de resposta à crise que causem o menor impacto possível na continuidade dos negócios.
Nós queremos trazer respostas rápidas e práticas para as empresas, por meio do olhar dos nossos especialistas e de especialistas de mercado convidados.
Abaixo, você confere a agenda dos eventos e os seus resultados.
Dia 17 de junho de 2020, às 18h:
MEETUP: Gestão financeira para negócios da área da saúde no cenário pós-pandemia
Nesse encontro online, devemos apresentar cenários, trazer referências de mercado e melhores práticas de gestão financeira para os negócios da área da saúde se adaptarem a esse novo mundo que se desenha no pós-pandemia.
Com Gustavo Sobrinho, Diretor de Consultoria da Moore, especializado em Gestão com ênfase em Finanças pela FDC; Alysson Guimarães, CEO da LeverPro; e André Moura, sócio e diretor administrativo financeiro da Pulsus Centro de Ifusão.
Confirme sua presença neste evento.
Dia 10 de junho de 2020, às 17h:
MEETUP: Agenda do futuro para Minas Gerais – Para onde vamos no pós-pandemia?
Estamos nos preparando para a reabertura da economia pós-pandemia. Esse é o momento de pensarmos nos NOVOS CICLOS EMPRESARIAIS. E nada melhor do que conhecer as perspectivas que estão sendo pensadas para um dos nossos estados – Minas Gerais.
Quais as ações de estímulo à recuperação e ao desenvolvimento? Como dinamizar nosso ambiente de negócios? Como o Estado de Minas Gerais ajudará a economia e como nós, empresários, podemos ajudar o Estado?
Com Paulo Brant, Vice-governador de Minas Gerais; e Marcus Lindgren, Sócio-diretor da Moore.
Acesse o evento e não perca esse conteúdo.
Dia 20 de maio de 2020, às 17h:
MEETUP: O futuro dos negócios para o setor da saúde
A pandemia coloca em evidência novos modelos de prestação de serviços e tecnologias para negócios na área de saúde.
Como pensar em novos modelos de geração de receitas, continuidade da prestação de serviços e uso da tecnologia em favor da experiência do cliente, do profissional e do negócio?
Com Ronaldo Behrens, sócio da ABC Consult; Guilherme Netto Lycarião, Co-Founder e CEO da AVI Saúde; Matheus Bernardes, gerente de consultoria da Moore; e Gustavo Sobrinho, diretor de consultoria da Moore.
Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.
Dia 15 de maio de 2020:
LIVE: O fim dos modelos empresariais prontos: da criatividade artística à GRC
Estamos vivendo um mundo de extrema mudança e transformação, onde os padrões tradicionais de se pensar e gerir negócios estão cada vez mais em questionamento. Mas, como balancear a flexibilidade demandada pelo novo mindset empresarial e a necessidade de se estar em conformidade com as normas que regem o mundo dos negócios?
A pandemia está impondo mais velocidade na busca da resposta a essa pergunta. Para refletir sobre esse desafio, trazemos uma live que misturou arte com negócios, num formato fora do comum.
Com Henrique Portugal, tecladista do Skank e investidor de empresas tecnológicas; Marcus Cardoso, diretor de controladoria do Ifood; e Marcus Lindgren, sócio-diretor da Moore.
Durante a live, os participantes levantaram vários insights sobre a tecnologia como suporte à tomada de decisão, a ambidestria organizacional e o envolvimento de stakeholders.
Essas e outras reflexões também são feitas na nossa Vídeo-série Novos Ciclos Empresariais, na qual abordamos de forma bem didática os ciclos de vida das empresas, desde o seu nascimento até o seu maior nível de maturidade.
Assista à Vídeo-série Novos Ciclos Empresariais e mergulhe em insights de transformação e crescimento do seu negócio.
Dia 24 de abril de 2020:
MEETUP MPs Trabalhistas: implicações jurídicas, de caixa e nos ERPs
As novas medidas provisórias trabalhistas têm gerado muitas dúvidas aos empresários e gestores. Elas impactam, diretamente, muitas áreas e aspectos do negócio. Nos reuniremos neste evento online, para esclarecer dúvidas e abordar as suas implicações nos aspectos legais, nos fluxos de caixa e nas parametrizações dos ERPs.
Com os especialistas da Moore – Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria) e Priscila Mendonça (consultora tributária da área trabalhista e previdenciária); e o especialista da Mais Gestão Inteligente de Sistemas – Rubner Gomes (diretor).
Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.
Dia 16 de abril de 2020:
MEETUP com presidente do BDMG sobre as linhas de crédito disponíveis e ações práticas para médias empresas
Diante do contexto desafiador gerado pela COVID-19, o BDMG lançou diversas medidas para minimizar os impactos econômicos e gerar maior liquidez para as empresas mineiras.
O evento abordou um entendimento das linhas de crédito disponíveis para as médias empresas e ações fomentadas pelo banco de desenvolvimento.
Com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão; e os especialistas em finanças corporativas da Moore e da LeverPro.
Após a apresentação e interação com perguntas ao presidente do BDMG, nossos especialistas discutiram as melhores práticas que podem ser adotadas pelas empresas na gestão de sua liquidez.
Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.
Dia 8 de abril de 2020:
MEETUP Plano de Continuidade: fluxo de caixa e alternativas tributárias
Nossos times de consultoria em finanças e consultoria tributária reuniram-se neste evento virtual, para discutirem alternativas de receita para este momento de crise causada pela COVID-19, com foco em:
- Gestão de fluxo de caixa; e
- Estratégias tributárias.
Com especialistas da Moore: Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria); Marco Palos (diretor de tributos); e Lygia Carvalho (diretora de legal services).
Saiba como foi o evento:
Gustavo Sobrinho abriu o evento reforçando que “o momento pede um olhar multidisciplinar dentro das organizações, que passa por processos de finanças, operações, vendas, recursos humanos entre outros.
Ele ofereceu orientações sobre estrutura e processos de resposta à crise, gestão do ciclo de receitas e de pagamentos e deu dicas valiosas para a garantia de continuidade dos negócios, com foco na gestão de pagamentos e recebimentos.
Marco Palos e Lygia Carvalho traçaram um panorama sobre as estratégias tributárias de proteção ao caixa, nas esferas administrativa e judicial, no intuito de mostrar que é possível estruturar alternativas legais e inteligentes como oportunidades de economia tributária, na crise.
Fale com nossos especialistas.
Dia 27 de março de 2020:
MEETUP Plano de Continuidade: foco no fluxo de caixa
Dirigido aos nossos clientes e parceiros, o evento aborda o conceito do Plano de Continuidade, contemplando temas como:
- Quais ações podem ser feitas junto aos clientes para minimizar impactos no caixa?
- Como priorizar e definir uma abordagem junto aos principais fornecedores, com foco na continuidade das operações?
- Quais os impactos das medidas fiscais e trabalhistas do governo nos negócios? O que mais pode vir?
- Quais práticas, métodos e ferramentas podem ser úteis para gerenciar meu fluxo de caixa neste período de excessiva volatilidade?
Com especialistas da Moore e da LeverPro: Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria da Moore); e Alysson Guimarães (CEO da LeverPro).
Saiba como foi o evento:
Durante o evento, Gustavo Sobrinho analisou as medidas de resposta à crise tomadas, até o momento, pelo governo e agentes financeiros, dentro de uma simulação de gestão de fluxo de caixa e criação de fontes de receita alternativas, alertando que nem sempre todas as facilidades postas por esses institutos cabem para a empresa. “É importante simular cenários, e nesse ponto, a tecnologia conta muito, além de know-how dirigido”, concluiu.
Por isso, Sobrinho realizou suas considerações e simulação de dados com base em uma ferramenta digital de FP&A criada pela LeverPro, startup do ramo de tecnologia especializada em soluções corporativas. A plataforma da LeverPro e a assessoria estratégica financeira com a expertise dos especialistas da Moore, integram o serviço conhecido como Controladoria Digital. Esse novo produto entrega ao gestor financeiro a possibilidade de usar o tempo com aquilo que realmente importa: análise e tomada de decisões estratégicas.
“A ferramenta possibilita a busca por alternativas que vão além do Excel, dando luz a tipos de análise até então não pensadas pelos gestores”, explicou Alysson Guimarães.
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PRÓXIMOS METTUPs: Como superar a crise provocada pela COVID-19
Caso queira receber a agenda do próximo MEETUP a ser realizado, deixe osseus dados aqui.
Qual é o impacto previsto nas receitas durante a crise provocada pela COVID-19
Durante os nossos MEETUPs, são realizadas enquetes interativas.
O objetivo é, após a realização de todos os eventos, reproduzir um cenário realista sobre o impacto previsto pelas empresas brasileiras nas suas receitas, diante da crise provocada pelo COVID-19.
O que nós já apuramos?
Apenas 6% dos participantes acredita que a crise causada pela COVID19 não terá impacto na receita dos seus negócios. Para a grande maioria (94%), a receita deve cair de 25% a 75% nos próximos 30 dias. Para 39% das empresas, deve cair menos da metade (25%); para 17%, a metade (50%); para 38%, mais do que a metade (75%).
Qual é o cenário das empresas perante as ferramentas de controle que vão além do Excel?
Para 41% dos participantes, o controle de recebimentos e pagamentos é feito no Excel; enquanto 59% contam com um ERP, acompanhado de relatórios e indicadores feitos no Excel.
Gestão do fluxo de caixa
Para 88%, a projeção do fluxo atende às suas necessidades atuais, sendo que 50% acredita que os seus controles sejam confiáveis, porém há muito trabalho para mantê-los atualizados.
Alternativas tributárias de proteção ao caixa
70% das empresas participantes usam alternativas administrativas como oportunidades de economia tributária; enquanto 30% desconhecem em profundidade as alternativas.
Em relação às alternativas judiciais, 60% fazem uso; enquanto 40%, não.
Quer participar dos próximos MEETUPs? Deixe-nos o seu contato. Nós encaminharemos a agenda no seu e-mail.