Indústria 4.0, impactos e recursos promissores para a profissão de auditoria
A área de auditoria contábil, assim como diversos outros segmentos de atuação, está sendo intensamente impactada pela indústria 4.0. Para explanar mais sobre o tema, daremos um passo atrás, para explicar o histórico dessa transformação.
A indústria 4.0
No decorrer dos anos, ocorreram muitas mudanças envolvendo as atividades industriais, e assim o desenvolvimento mundial. Essas mudanças são denominadas como revoluções industriais. O mundo hoje está vivendo a Quarta Revolução Industrial.
As três primeiras revoluções industriais desencadearam a evolução em massa, os benefícios das linhas de montagens, o uso da eletricidade e da tecnologia da informação, além do desenvolvimento econômico mundial. E quando muitos já não acreditavam em uma grande mudança tecnológica, começou um movimento denominado de indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial.
A quarta revolução que já estamos vivenciando está acompanhada de impactos significativos e profundos, pois é caracterizada por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e tecnológico.
As atividades automatizadas, mecânicas e repetitivas estão sendo substituídas por tecnologias que são ainda mais robustas, poupando mais tempo na execução e aumentando o benefício em prol da organização, permitindo que o trabalhador se concentre em atividades mais complexas, como análises e conferências.
Um dos grandes marcos desta revolução foi a inteligência artificial, ou seja, programas e mecanismos que apresentam comportamento inteligente de modo semelhante à inteligência humana, capaz de solucionar problemas por meio de softwares e robôs com automações de vários processos.
A auditoria contábil no contexto da industria 4.0
O mercado está cada vez mais competitivo e, com isso, uma organização precisa acompanhar a crescente transformação digital, aproveitando as oportunidades, criando estratégias e não somente ajustando-se à automação de processos.
A quarta Revolução Industrial influencia significativamente a economia mundial e apesar do impacto positivo causado pelo crescimento tecnológico, deve-se debater os impactos negativos sobre o mercado de trabalho, como exemplo, o desemprego. Há evidências de que no futuro muitas profissões serão transformadas, bem como algumas serão extintas e outras criadas. A tecnologia irá mudar radicalmente a relação do homem com o trabalho.
Ao longo dos anos, a profissão contábil vem se reinventando, principalmente quanto aos trabalhos manuais e repetitivos. Nesse sentido, a auditoria contábil – profissão ramificada da Contabilidade, também deve acompanhar as mudanças no mercado atual.
Como a profissão de auditoria contábil está sendo afetada pelas tecnologias emergentes da indústria 4.0?
A tecnologia e seus avanços são inevitáveis. Têm afetado não somente a área contábil, mas todas as profissões e produtos existentes estão sujeitos a mudar radicalmente seu modo de agir e/ou funcionar em um futuro breve.
O ramo de auditoria foi impactado significativamente e muitos procedimentos estão sendo alterados e reinventados com as ferramentas tecnológicas e promissoras como aquelas ligadas a coleta, análise e cruzamento de dados, inteligência artificial, softwares, big data e outras ferramentas facilitadoras para a execução dos trabalhos.
A coleta de dados tornou-se inteiramente digital, tornando a análise de dados mais eficaz. A gestão de riscos foi influenciada diretamente pelo big data, que pode ser definido como um processo de coleta e guarda de dados, com capacidade de mapear e reunir informações em tempo hábil e inteligente. A tecnologia é de suma importância para as empresas, uma vez que ela é uma grande aliada aos processos de gestão, contribuindo para a segurança da informação e planejamento dos negócios.
A profissão de auditoria contábil sempre foi condicionada ao uso de amostragem nos testes, pois era inviável testar todo os registros contábeis, visto que o tempo despendido ao trabalho não permitia a adoção dessa prática. Porém, com a aprimoração das ferramentas tecnológicas, as auditorias tendem a se tornar mais robustas, ocorrendo em tempo real e abrangendo mais dados validados pelos auditores.
Outra tecnologia e forma de coleta de dados facilitadora está relacionada com a contagem de estoques físicos, os chamados inventários, realizados pelos auditores para a confirmação dos saldos contábeis nas rubricas de estoques e bens tangíveis. Atualmente, é possível utilizar-se de drones e outras ferramentas tecnológicas para a realização dessas contagens, o que facilitou e tornou o trabalho do auditor mais eficaz.
E afinal, quais são os recursos mais importantes e promissores para a profissão de auditoria contábil?
As ferramentas tecnológicas possuem grande poder para transformar a auditoria que conhecemos hoje, e apesar, de ainda não ser possível afirmar quais os recursos mais importantes, são notórias as expectativas para o uso do Blockchain, inteligência artificial e automação de processos por robotização.
A grande vantagem da inteligência artificial é a não limitação de repetitivos padrões como a robotização e fácil adaptação, bem como, a capacidade de aprender, raciocinar, chegar a conclusões e tomar decisões mediante novas informações.
O big data é um recurso que resulta em um grande processo de coleta e armazenamento de dados. Além disso, possui capacidade de organizar informações de forma inteligente e é um dos recursos mais promissores no que diz respeito a avanços tecnológicos.
Diante de inúmeras mudanças, qual deve ser a postura do profissional responsável pela auditoria contábil?
Com as inovações, os profissionais de auditoria contábil, os auditores, têm grandes desafios pela frente. Devem se adaptar e se qualificar no intuito de aprender e aplicar as tecnologias que estão surgindo a todo momento. É imprescindível que os auditores sejam agentes transformadores, incentivadores e facilitadores dessas mudanças, buscando sempre inovar e evoluir fornecendo insights sobre os futuros desafios e oportunidades na auditoria.
Quer saber mais sobre uma inovação imprescindível para a auditoria contábil?
Conheça a startup Auditar100, a ferramenta tecnológica da Moore para automatizar conciliações de informações tratadas pelo back office das empresas, especialmente das áreas contábil, financeira, controladoria, auditoria interna e auditoria externa.