Conheça as razões que podem levar uma empresa a pagar mais tributos do que deveria
EBOOK aponta 6 pontos de atenção para ajudar a gestão tributária a ser mais preventiva e econômica
Quais razões podem levar uma empresa a pagar mais tributos do que deveria? Por incrível que pareça, a complexidade da legislação tributária brasileira é tão grande que a falta de uma gestão tributária adequada pode levar o contribuinte a pagar mais do que deve.
Além disso, não é novidade para ninguém o quanto a carga tributária brasileira afeta as atividades e os resultados de uma empresa, principalmente, em época de crise, como a que estamos enfrentando devido à pandemia da COVID-19.
Portanto, a gestão tributária torna-se imperiosa, não apenas no sentido de prevenir riscos de multas pelo descumprimento de alguma norma; mas também no sentido de desvendar benefícios que podem deixar de ser aproveitados pelas empresas, segundo a nossa própria legislação – estamos falando da chamada recuperação tributária, que pode impulsionar, ou até mesmo, salvar negócios.
Por isso, nossa diretora de consultoria tributária, Maria Carolina Gontijo, levantou 6 pontos de atenção que a sua gestão tributária não pode deixar de observar, a fim de evitar o pagamento indevido de tributos.
6 pontos de atenção que podem levar a sua empresa a pagar mais tributos do que deveria
- 1. Escolha inadequada do regime tributário
Será que é mais benéfico para a sua empresa optar pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido?
- 2. Deixar de aproveitar os créditos tributários
Alguns tributos geram créditos tributários que podem ser usados para reduzir o montante a ser recolhido: é preciso saber avaliar quando a empresa tem direito a esses créditos. Leia nosso artigo sobre recuperação tributária.
- 3. Legislação desatualizada
Considerando que a legislação tributária brasileira sofre mudanças constantes, é fundamental estar sempre atualizado, inclusive considerando a jurisprudência atual.
- 4. Falha na apuração da base de cálculo e aplicação da alíquota
Calcular corretamente a base de cálculo é fundamental e qualquer falha nesse processo pode gerar erros no momento do pagamento.
Considerando a quantidade de normais legais, tabelas e alíquotas diferentes, uma pequena desatenção pode gerar graves complicações fiscais
- 5. Desconhecimento quanto à possibilidade de aplicação de benefícios fiscais e regimes especiais
Existem várias modalidades de benefício fiscal previstas nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Normalmente, são concedidas por requisitos próprios e específicos, estabelecidos nas respectivas normas e regulamentos.
- 6. Omissão de receitas e faturamentos
Além do pagamento de multas, as empresas podem ser obrigadas a responder judicialmente e até sofrer o confisco de ativos.
Gostou desse conteúdo? Baixe nosso EBOOK detalhando ainda mais todos esses pontos de atenção e fique em paz com a sua gestão tributária.
EBOOK: 6 pontos de atenção que podem levar a sua empresa a pagar mais tributos do que deveria
Saiba também como um diagnóstico tributário pode ajudar a sua gestão tributária a resolver, de uma vez por todas, esses problemas.