Uma das principais características de todo o bom gestor é saber como delegar tarefas. Líderes devem saber delegar se procuram resultados em grande escala, caso contrário os frutos serão certamente menores.
Um dos grandes entraves na delegação de tarefas é a falta de confiança na capacidade dos funcionários. O verdadeiro líder deve saber compartilhar o poder com os subordinados, que devem ser devidamente capacitados, assim como deve cuidar para que as novas responsabilidades sejam levadas a contento. Assim, o receio de delegar é minimizado e o líder estará dando treinamento para que possa posteriormente supervisionar e orientar cada vez menos.
À medida que o líder delega, incentiva o desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores, capacitando-os a resolver problemas na ausência dos gerentes e têm a oportunidade de testar e implementar soluções criativas; além disso, adquirem maior autoconfiança desenvolvendo habilidades gerenciais.Como resultado destes esforços de liderança, a equipe ficará fortalecida, e o líder terá mais tempo e oportunidades para buscar o crescimento do setor em que atua. A delegação de tarefas, é um exercício constante de treinamento e de conhecimento da capacidade da equipe. Quando delega uma tarefa, o líder deve acompanhar seu andamento na aplicação de cada etapa do processo, porém sem que seja necessário seu envolvimento direto, sempre não perdendo de vista que a responsabilidade sobre os resultados do trabalho é dele, o líder. Para uma delegação com competência, o líder deve estar atento a estes pré-requisitos:
–
Confiança recíproca;
– Competência técnica para assumir a responsabilidade;
– Compromisso com metas comuns;
– Comunicação sobre o andamento das atividades delegadas.
As tarefas devem ser muito bem definidas, aquelas a serem efetuadas pelo gestor (gerir equipe, estabelecer prioridades, responder pelo setor aos superiores, criar disciplina, resolução de problemas, representar o gerente em reuniões e comissões técnicas em assuntos em que o delegado tem igual ou maior conhecimento, treinar funcionários novos, etc.) e as que devem ser feitas em conjunto com a equipe (planejar, analisar problemas, aperfeiçoar métodos).
Delegar de forma sábia é uma arte. O gestor que vislumbra uma forma eficaz e eficiente, de fazê-lo, forma uma equipe competente e capaz, treinada e preparada para a resolução de problemas.
Você sabe delegar com eficiência? Compartilhe conosco suas experiências!