É fundamental submeter toda e qualquer empresa aos processos de avaliação de como está a utilização dos seus recursos com a finalidade de melhorá-los. Visto isso, a auditoria externa, ou auditoria independente, como também é conhecida, surgiu como parte da evolução de uma empresa.
Ela age de forma a averiguar todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa, tornando possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro de critérios salutares à vida financeira da empresa.
O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício, e sua atenção está voltada para a confiabilidade dos registros contábeis. Na maioria das vezes, ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados.
A auditoria externa e interna estão, normalmente, ligadas ao campo contábil e possuem interesses comuns e grande conexão entre seus trabalhos. Usualmente, a auditoria interna trabalha mais como uma coordenação dentro da empresa, enquanto a auditoria externa busca comprovar as demonstrações financeiras e, para isso, utiliza-se dos resultados da auditoria interna. Dessa forma, estas duas áreas devem buscar unir seus trabalhos para melhor aproveitamento dos recursos, benefícios e competências.
O trabalho de verificação da situação patrimonial e financeira das empresas é de extrema importância para os futuros aplicadores de recursos e demais parcerias empresariais. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações, os futuros investidores exigem que essas demonstrações sejam examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.
Profissionais capacitados, como os da Moore, devem ter a obrigação de atender às necessidades da empresa no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras, além de fazer a revisão das operações e do controle interno, gerando laudos e relatórios que comprovem sua real situação financeira.
Tem algo a acrescentar sobre a importância da auditoria externa? Compartilhe sua opinião!