Um diagnóstico empresarial deve reproduzir um quadro da situação organizacional da empresa, através de uma avaliação dos processos e controles internos das principais áreas do negócio, tais como, compras, vendas, estoques, custos, entre outros.
Essa avaliação deve conter uma série de informações, que serão confrontadas com as políticas internas, organizacionais e de gestão da empresa, com o objetivo de apontar processos e controles que precisam ser aprimorados em função da eficiência organizacional e bom desempenho dos negócios.
A finalidade principal do diagnóstico empresarial é responder a questões e colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa e a sua realidade do mercado. É um instrumento indispensável de gestão e uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. O diagnóstico reflete uma visão global e dinâmica que define um roteiro geral ao processo de decisão.
O objetivo é levantar os pontos fortes e fracos da empresa em todos os seus aspectos internos. Os pontos fortes serão explorados ao máximo, e os pontos fracos serão enumerados com causas e sugestões de soluções. Por meio de planos de ação, o diagnóstico empresarial terá então cumprido seu papel: identificar os problemas, determinar suas causas, avaliar os recursos humanos e qualificações, e implantar as soluções adequadas.
Uma consultoria empresarial como a da Moore Stephens, pode atender a sua empresa com esse projeto.