Entenda o conceito de ERP

O ERP é uma ferramenta tecnológica formada por um sistema integrado composto por um banco de dados que facilita o fluxo de informações por todos os setores, possibilitando o aperfeiçoamento das atividades empresarias, otimizando a gestão e auxiliando as empresas a atingir seus objetivos e tomar decisões.

Topo Moore

Entenda o conceito de ERPAtravés do avanço da tecnologia têm se criado cada vez mais ferramentas que possibilitem a remodelação e o aperfeiçoamento das atividades das empresas. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning) mais conhecido por Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, que tem como característica central otimizar a gestão e consequentemente auxiliar as empresas a atingir os objetivos.

O ERP é um sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa. Ele integra os dados e processos de vários departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

Através do ERP é possível monitorar todas as transações de forma integrada e não redundante em tempo real. Por exemplo: informação da venda de um produto pelo departamento comercial é disparada para os demais departamentos da empresa, seja de fabricação, estoque de insumos, logística, marketing, financeiro, contabilidade entre outros.

Ele também apresenta outras vantagens como: redução de inserções manuais nos sistemas, redução de custos com pessoal, funcionários bem treinados, redução do tempo de resposta às necessidades do mercado; implementação e monitoramentos das melhoras práticas de gestão e redução do tempo dos processos gerenciais.

Com a utilização do ERP, acaba-se a complexidade do acompanhamento isolado de cada processo. Desse modo a empresa consegue mais subsídios e tempo para planejar, diminuir gastos e repensar sua cadeia de produção, podendo chegar a produzir de forma mais eficiente, reduzindo os custos e melhorando a qualidade dos produtos.

Além disso, ele auxilia também na tomada de decisões, por exemplo, caso uma empresa por alguma razão decide mudar alguns aspectos de fabricação de um produto, todas as áreas corporativas são informadas instantaneamente e possibilitadas de se preparar de forma integrada para o evento. A troca de documentos entre departamentos que demorava horas ou mesmo dias caiu para minutos ou até mesmo segundos.

Alerta-se para o fato que a decisão de implementar um ERP deve estar suportada em um diagnóstico técnico sobre as reais necessidades da empresa. Se a empresa pular essa etapa, estará exposta ao risco de escolher o ERP incompatível com suas necessidades, isso levará a gastos excessivos. Não é incomum empresas que ficam anos e anos tentando concluir a implementação desse sistema, simplesmente, por falta de apoio técnico para tomar a decisão.

Sua empresa utiliza um ERP? Tem alguma dúvida quanto a implantação? Compartilhe conosco!

Moore Brasil

6 Comentários

  • Olá fiz academia de banco de dados, e hoje esou atuand com ep TOTVS e matriculei nos cursos técnicos Tecnologia +ADVPL. a minha pergunta um profissional de erp e Dba ao mesmo tempo, o mercado absorve ou terei de escolher somente atuarcom ERP ou Banco de dados?
    Minhaformação é graduando em gestão de TI.

  • Gostaria de obter informações sobre Software Livre, Pago e Gratuito e alguns exemplos dos mesmo para um trabalho de sistemas de informação. Se puder ajudar ficarei grata, já que são poucos sites e blogs que obtém informções confiáveis. Obrigada

  • Olá Paulo! Obrigado pela visita! Os ERP’s são constituídos de diversos módulos, para que sejam suportadas as informações de diversas as áreas de uma empresa, uma vez que sua natureza é de um sistema genérico, independe de onde vai ser adotado, se na indústria ou prestação de serviços.
    Pode-se mencionar algumas vantagens do uso do ERP, assim como, eliminação do uso de interfaces manuais, redução de custos, otimização e confiabilidade do fluxo de informação, otimização do processo de tomada de decisão, elimina a redundância de atividades, reduz os tempos de resposta, reduz as incertezas. Assim como pontos fortes, o ERP apresenta algumas fraquezas que devem ser monitoradas, podemos aqui relacionar as principais a utilização do sistema por si só não integra todos os departamentos da empresa, os custos de desenvolvimento e implantação muitas vezes são elevados, não comprovando a relação custo/benefício, alto grau de dependência do fornecedor do pacote, resistência à mudança por parte dos funcionários e consequente desmotivação por parte dos funcionários.
    Esperamos ter ajudado.
    Abs!

Deixe seu Comentário