Aprimorando a gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores envolve as ações de identificação, aquisição e gerenciamento de produtos e recursos necessários para administrar uma empresa.
Os principais objetivos no gerenciamento de fornecedores são:
- Controlar os custos de produtos;
- alocar recursos de forma eficiente; e
- coletar informações para serem usadas em decisões estratégicas de negócios.
Com isso, espera-se que a empresa consiga potencializar seus lucros e ganhar eficiência.
O primeiro passo em uma gestão de fornecedores é a definição dos critérios principais para avaliação de seus produtos e suas características de negócio.
É importante a empresa elaborar critérios específicos, de acordo com a sua realidade mercadológica e orçamentária.
Os pontos mais comuns que costumam ser avaliados são:
- Nível de atendimento (service level agreement);
- agilidade de entrega;
- disponibilidade de produto;
- flexibilidade de produção para aumentar ou diminuir o volume negociado;
- qualidade e funcionalidade do produto;
- condições de pagamento;
- preço justo e de acordo com o mercado/custo-benefício, entre outras métricas.
A partir da lista de critérios, a empresa deverá coletar e cadastrar informações de fornecedores e produtos, com base nos parâmetros previamente definidos, para avaliar quais são os mais eficientes e consistentes com as preferências da empresa.
Diante disso, ter uma visão estratégica sobre os fornecedores, categorizando-os com relação a sua importância para o negócio, é fundamental.
Dentro dessa categorização, é importante avaliar o impacto daqueles sobre a continuidade das operações, sobre os custos e sobre o fluxo de caixa da empresa, para definir a abordagem mais adequada para cada perfil.
Aliás, esse assunto é tema deste artigo, que analisa a gestão de fornecedores sob a ótica da continuidade dos negócios, em decorrência da crise pela qual estamos passando por causa da Covid-19.
A gestão de fornecedores deve ser um processo contínuo, com o estabelecimento das rotinas de atualização das avaliações dos fornecedores, para saber se eles ainda atendem as necessidades da sua empresa.
Essa boa prática pode ajudar o seu negócio neste momento de crise, com a finalidade de encontrar novos fornecedores, caso os atuais não consigam cumprir os contratos ou entregar produtos no prazo determinado.
Esta planilha gratuita pode contribuir muito para a gestão dos seus fornecedores.