Considerado por muitos como um Raio-X da empresa, o Balanço Contábil possibilita saber a situação patrimonial da empresa em uma determinada data-base. Através dele, é possível saber os bens, valores a receber e valores a pagar da companhia.
O Balanço é indispensável para a contabilidade, já que é por meio dele que se pode enxergar o patrimônio do negócio. O Balanço é uma prática essencial para empresas de todos os segmentos, independente da sua forma de tributação. Ele se divide em duas partes:
• Balanço contábil ativo: bens e direitos, como caixa e equivalentes de caixa, estoques, créditos, despesas de exercício seguinte, investimentos entre outros. Todos classificados como circulantes ou não circulantes; e
• Balanço contábil passivo: obrigações com fornecedores, empréstimos, folha de pagamento, impostos entre outros, também classificados como circulantes e não circulantes, além do patrimônio líquido, que se divide em capital, reserva e ajustes de avaliação patrimonial. Todos também classificados como circulantes ou não circulantes.
Trata-se de uma demonstração contábil elaborada, no mínimo, de ano em ano. Mas, o espaço de tempo para um balanço, que é chamado de “exercício social”, depende de cada gestão, tipo de atividade, legislação, órgão regulador ou autarquia da atividade empresarial.
Geralmente, o balanço patrimonial é apresentado em duas colunas: uma referente aos números do exercício atual; e outra do exercício anterior. Isso possibilita a comparação dos valores entre os dois exercícios sociais, suportando decisões mais estratégicas de gestão e investimentos, de acordo com a realidade da empresa.
Olá Ahmad, tudo bom? Obrigado pela visita e pelo elogio!
Essas situações são muito específicas, são diversos fatores que devem ser avaliados para que seja efetuado o cálculo exato. Nesse caso, seria importante você consultar um contador, ou advogado de sua confiança, que possa fazer essa análise. Qualquer dúvida, estamos a sua disposição. Abs!
Ola, e parabens pelo trabalho magnifico.
Tenho uma duvida sobre balanço contabil:
Se os seguintes creditos e/ diretos; são equivalente a caixa quando elaboramos o GAAP:
1- creditos de ICMS e IPU
2- credito transitado em jugaldo da reforma agraria INCRA
3- titulos do tesouro nacional
Obrigado
Olá Lyncoln, tudo bom? Obrigado pela visita! Estamos felizes com o seu comentário, nosso objetivo diário é justamente auxiliar e apoiar empresas, parceiros e funcionários. Abs!
Trabalho na contabilidade da Exportadora de Café do grupo Segafredo Zanetti. Gostei muito do site de vocês, pelas dicas e o blog.
Parabéns ao Grupo Moore Stephens