Como já discutimos aqui no blog, a auditoria tem um papel fundamental dentro da empresa. Mesmo com a limitação do atendimento ao escopo dos trabalhos contratados, muitas vezes voltados ao exame de contas, o auditor deve, tanto quanto possivel, voltar sua atenção a todas as contribuições que possa fazer para ajudar a empresa a desenvolver seus negócios. Por outro lado, em algumas situações, qualquer erro ou omissão na execução do trabalho pela auditoria pode causar grandes prejuízos, por isso é necessário que a organização se certifique de que está contratando a empresa ou o profissional certo para este trabalho, já que a confiança é uma das principais exigências para o serviço. Conheça 6 dicas para contratar uma auditoria eficiente:
1. Registro – antes de contratar uma auditoria ou um profissional da área, certifique-se de que esta empresa ou pessoa tenham competência técnica para exercer a função. Uma forma de comprovar esta experiência é através das informações disponíveis no site da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem como objetivo regularizar e controlar o mercado de capitais brasileiro. Os profissionais de auditoria, para terem um registro na CVM, devem provar que possuem capacidade para atuar na área, inclusive comprovando a experiência profissional
2. Experiência – se a empresa ou o profissional possui registro na CVM, então já comprovaram sua experiência para a comissão, mas é sempre bom avaliar os trabalhos anteriores. Solicite referências, entre em contato com outras empresas em que foi realizado algum trabalho de auditoria e analise como foi esta experiência, para tentar entender a satisfação de quem contratou o serviço, as realizações da empresa ou do profissional, entre outras informações importantes.
3. Estrutura – avalie a estrutura que está por trás de quem se apresenta para ser seu auditor. Hoje em dia, mais do que no passado, com a crescente complexidade dos negócios, conhecimentos multidisciplinares são exigidos também dos auditores, e isso apenas se alcança com unidades técnicas específicas de atendimento, como para a área de tributos, consultoria financeira, pessoal voltado para pequenas e médias empresas, unidades de avaliação financeira, de negócios, entre outros. Além disso, procure entender as estruturas internas de apoio, principalmente as voltadas para os recursos humanos (treinamento e reciclagem do pessoal da empresa de auditoria, políticas de retenção, planos de carreira). Lembre-se que o profissional que está contatando para fazer o trabalho de auditoria poderá ser, no máximo, um dos componentes de uma equipe, que terá que ser muito maior, qualificada e principalmente estável, para poder atender sua empresa da melhor forma possível.
4. Ética – esta é uma das principais características de uma empresa ou profissional de auditoria, algumas ações ou comportamentos podem ajudar a identificar se o auditor é uma pessoa confiável, além de pesquisar seu passado histórico, é claro. Quando conversar com o responsável pela auditoria, avalie sua postura: verifique se ele revela informações internas de outras empresas, se costuma criticar a concorrência ou falar mal de organizações que já atendeu anteriormente, entre outras ações que não deveriam fazer parte da postura de um profissional em que você terá que ter confiança para abrir seus livros e informações.
5. Preço – não o avalie o orçamento por si só. Procure entender a relação custo x beneficio do serviço de auditoria que você está contratando. A empresa ou o profissional de auditoria independente deve ser razoável em calcular os honorários propostos, de forma a assegurar que ambas as organizações tenham vantagens no valor do relacionamento empresarial. O valor do dinheiro tem de ser um pré-requisito para todos os gastos com negócios e os honorários profissionais de auditoria não são exceção. Contudo, o menor preço como critério para definição de uma contratação de serviço de auditoria independente pode implicar em redução no nível de qualidade do serviço de auditoria que lhe será ofertado.
6. Acesso aos sócios e diretores – você precisará ter acesso facilitado a um aconselhamento profissional de alta qualidade. Assim, prefira a empresa de auditoria independente que atribua a seus sócios ou diretores não apenas liderança dos serviços sob sua responsabilidade, mas também que tenha como política mantê-los sempre disponíveis para um atendimento personalizado. Nada pior do que necessitar de assistência qualificada e não tê-la disponível quando necessitar.
A auditoria é um trabalho complexo que pode ser aplicado em determinadas áreas da empresa ou na organização como um todo. É essencial conhecer bem o trabalho de um auditor antes de contratar este tipo de serviço, assim ficará mais fácil avaliar se a empresa de auditoria independente ou o profissional contratado poderão atingir o objetivo desejado pela organização. Aqui no blog temos um post sobre as funções de auditor. É uma boa referência para entender melhor as características da profissão.
[…] de auditoria, consultoria e outsourcing, integra, como firma membro, a Associação Mundial Moore Stephens […]
[…] com os seus públicos de interesse, a Moore Stephens, organização atuante nas áreas de auditoria, consultoria e outsourcing contábil lança seu novo site com conteúdo mais atrativo e interativo. […]