Muitos têm o sonho de ter o seu próprio negócio e de se tornar não só um empreendedor, mas também seu próprio chefe. Existem alguns caminhos para chegar a esse objetivo e um deles, que está crescendo bastante no Brasil, é fazer parte de uma rede de franquias. Abrir uma franquia significa usar uma marca, produtos e serviços já posicionados e com reputação já consagrada no mercado, o que torna os riscos bem menores. Contudo, não basta se tornar um franqueado para obter sucesso, é importante se dedicar ao máximo e conhecer muito sobre o mercado que está entrando.
Veja alguns passos para gerir e investir no seu negócio e não ter que fechar as portas:
1 – Capital de giro: o empresário precisa saber qual é o montante de capital de giro necessário para aplicar no negócio. Isso poderá evitar que meses depois do negócio aberto o empresário tenha que recorrer a empréstimos bancários e ver parte dos seus lucros ir embora por meio de pagamentos de juros. Existem franquias com investimentos de 15 mil reais. Porém, mesmo com valores relativamente baixos, é necessário fazer pesquisas a respeito de cada uma das redes;
2 – Tenha certeza de que é esse o negócio que quer: é fundamental se identificar com o negócio. Não decida apenas com base no sucesso dos outros. Não adianta pagar uma franquia barata se não tem familiaridade com esse mercado ou interesse pelo ramo;
3 – Converse com franqueados e ex-franqueados: trocar experiências é uma forma muito válida de obter conhecimentos e sanar dúvidas. Quem já está há algum tempo na rede pode ajudá-lo a amadurecer a escolha. Além disso, é interessante para os empreendedores saber como a franquia funciona no dia a dia. Antes de tomar sua decisão certifique-se que conseguiu relacionar e analisar as vantagens e desvantagens do negócio;
4 – Faça uma vivência: procure saber com a franqueadora se é possível fazer uma vivência, ou seja, acompanhar durante um período alguma unidade da franquia para tomar uma decisão mais consciente e ficar por dentro de todos os procedimentos operacionais que fazem parte do empreendimento;
5 – Retorno do investimento: É importante lembrar que, no ramo de franquias, é necessário ter paciência. O retorno não aparece da noite para o dia. Em alguns casos, são necessários anos para ter lucro. Sabendo gerir de forma correta e adquirindo cada vez mais conhecimento, o empreendedor pode ter muito sucesso.
Possui ou possuiu alguma franquia? Compartilhe com a gente suas dificuldades e as vantagens desse modelo.
Gostei desse post!
É importante mesmo saber se o tal negócio tem a ver com nossas motivações.
Não adianta abrir um restaurante se odiamos cozinhar.
É Preciso ter alguma afinidade com o nicho que deseja atuar.
Abraços!
Olá Pedro, tudo bem?
É difícil dizer quais os procedimentos tomados para comprar uma franquia, uma vez que cada sistema de franquia tem um procedimento específico de seleção de franqueados. É importante que, no primeiro contato com o franqueador, o candidato pergunte quais são os passos do processo de seleção.
Todo o sucesso de um negócio gira em torno da demanda. Faça uma avaliação se existe público suficiente, na região em que você pretende abrir a franquia, que comprarão seus produtos e serviços? Lembre de ponderar fatores culturais, climáticos e o perfil dos consumidores da região. Uma franquia bem sucedida em uma região pode não ser tão boa em outra, por isso é muito importante fazer um plano de negócios antes de comprar a franquia.
Ficamos a disposição. Um grande abraço!
Gostaria de ter um negocio, através de uma franquia, quais são os porcedimentos, bem como adquiri-la uma franquia que poça crecer e ter sucesso aqui no Maranhão.
Olá Camila, tudo bom? Após decidir montar seu negócio na Internet, você deve contratar um contador para dar entrada no pedido de registro que é exatamente igual ao de uma empresa tradicional. Independente da atividade envolvida, a lei não prevê uma empresa virtual, o empresário tem de fazer o registro no mundo físico para poder comercializar ou prestar serviços pela internet. Qualquer outra duvida estamos a disposição, abs!
bom tem uma empresa que ela quer ser virtual mais eu nao sei por causa da atividade dela que é serviços de engenharia. quero deixar o endereço somente para correspondencia. eu posso????